EMISSÕES OTOACÚSTICA

EMISSÕES OTOACÚSTICA
EMISSÕES OTOACÚSTICA
EMISSÕES OTOACÚSTICA

O QUE SÃO EMISSÕES OTOACÚSTICA

As Emissões Otoacústica (EOA) foram observadas e descritas pela primeira vez por David Kemp, em 1978 como “liberação de energia sonora produzida na cóclea que se propaga pela orelha média até o meato acústico externo”.

Alguns autores descrevem as EOA como respostas, emitidas pela cóclea, de freqüências específicas e geradas somente em bandas de freqüências nas quais as células ciliadas externas estão em condições normais.

Existem dois tipos de Emissões Otoacústica:
Emissões Otoacústica Espontâneas
Emissões Otoacústica Evocadas

As EOA espontâneas são respostas emitidas pela cóclea que independem da estimulação acústica, porém sem utilização clínica, pois está presente em 40-60% dos indivíduos com audição normal.

As EOA Evocadas são classificadas em três tipos de acordo com o estímulo:
Transientes
Produto de distorção
Estímulo freqüência

Emissões Otoacústica Transientes

São sons de fraca intensidade produzidos pela cóclea , que são captadas através de uma sonda no meato acústico externo. Usa como estímulo sonoro o click ou tone burst. Abrange faixa de frequência de 0.5Hz a 4kHz.

Emissões Otoacústica Produto de Distorção

São respostas da cóclea a um estímulo de dois tons puros inter modulados apresentados simultaneamente. Abrange maior faixa de freqüência (até 8kHz).

Emissões Otoacústica Estímulo- Freqüência

São respostas evocadas por sinais contínuos de fraca intensidade. São pouco utilizadas na prática clínica pela dificuldade em separa o estímulo da resposta.

As Emissões Otoacústica mais presentes na rotina clínica são as Transientes e Produto de distorção, por serem métodos objetivos, não invasivos e de fácil aplicabilidade. (Figueiredo,2003 e Sousa et al.,2008)

Apesar de oferecerem dados importantes sobre a lesão coclear, a presença das Emissões Otoacústica dependem de condições normais de orelha média e de um ambiente silencioso para realização do exame.

A DIGSOM É PHONAK EM TODA SANTA CATARINA

OFERECEMOS A MAIOR TECNOLOGIA EM APARELHOS AUDITIVOS EM ACESSÓRIOS  E TAMBÉM EM MANUTENÇÃO.

EMISSÕES OTOACÚSTICA
EMISSÕES OTOACÚSTICA

TRAGA A ALEGRIA DE VOLTA A SUA VIDA !

Estudos comprovam que a perda auditiva afeta a vida cotidiana: mais da metade das pessoas que não usam aparelhos auditivos entrevistadas dizem se sentir um pouco solitárias e sentem uma redução substancial de sua qualidade de vida.

  • APARELHOS AUDITIVOS bem ajustados têm uma influência comprovadamente positiva em sua qualidade de vida.
  • Usar um APARELHO AUDITIVO diariamente traz a alegria de volta a sua vida.

OUÇA MELHOR, VIVA MELHOR !

AGENDE SEU TESTE