EMISSÕES OTOACÚSTICA 2018-08-22T18:20:16+00:00

EMISSÕES OTOACÚSTICA

O que são?

As Emissões Otoacústica (EOA) foram observadas e descritas pela primeira vez por David Kemp, em 1978 como “liberação de energia sonora produzida na cóclea que se propaga pela orelha média até o meato acústico externo”.

Alguns autores descrevem as EOA como respostas, emitidas pela cóclea, de freqüências específicas e geradas somente em bandas de freqüências nas quais as células ciliadas externas estão em condições normais.

Quais são os tipos?

Emissões Otoacústica Espontâneas
Emissões Otoacústica Evocadas

As EOA espontâneas são respostas emitidas pela cóclea que independem da estimulação acústica, porém sem utilização clínica, pois está presente em 40-60% dos indivíduos com audição normal.

As EOA Evocadas são classificadas em três tipos de acordo com o estímulo:
Transientes
Produto de distorção
Estímulo freqüência

Emissões Otoacústica Transientes

São sons de fraca intensidade produzidos pela cóclea , que são captadas através de uma sonda no meato acústico externo. Usa como estímulo sonoro o click ou tone burst. Abrange faixa de frequência de 0.5Hz a 4kHz.

Emissões Otoacústica Produto de Distorção

São respostas da cóclea a um estímulo de dois tons puros inter modulados apresentados simultaneamente. Abrange maior faixa de freqüência (até 8kHz).

Emissões Otoacústica Estímulo- Freqüência

São respostas evocadas por sinais contínuos de fraca intensidade. São pouco utilizadas na prática clínica pela dificuldade em separar o estímulo da resposta.

As Emissões Otoacústica mais presentes na rotina clínica são as Transientes e Produto de distorção, por serem métodos objetivos, não invasivos e de fácil aplicabilidade. (Figueiredo,2003 e Sousa et al.,2008)

Apesar de oferecerem dados importantes sobre a lesão coclear, a presença das Emissões Otoacústica depende de condições normais de orelha média e de um ambiente silencioso para realização do exame.

EMISSÕES OTOACÚSTICA
EMISSÕES OTOACÚSTICA

Atendimento: 0800 052 9191 ou

Enviar WhatsApp

CLIENTES OUVINDO COM MAIS QUALIDADE!

Foi com 24 anos quando estourei meu tímpano mergulhando. Para entender melhor as pessoas eu colocava a mão no ouvido em formato de concha, assim captava melhor o som. A vida sem audição certa, sem poder escutar as pessoas falando é muito difícil. Poder escutar normalmente mudou a minha vida.

Irineu Rau, Joinville / SC

A melhor coisa que veio para Florianópolis, foi a a loja da Digsom, com produtos de implante coclear e o suporte técnico para nós, implantados. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido! Vamos encontrar aqui, bem pertinho, todos os produtos necessários.

Eliane Schmeil, Florianópolis / SC

Tive 3 opções: Ficar surda, fazer cirurgia que custava 5 mil cada lado ou por aparelho auditivo. Forneceram pra mim o aparelho auditivo através da Digsom e desde então não consigo mais ficar sem. A sensação é de vida nova.

Simone Cristina, Joinville / SC

As pessoas da família começaram a reclamar que eu não escutava, dai comecei a reparar que eu tinha dificuldades para escutar as pessoas falando. Foi ai que notei a deficiência de audição. Era muito difícil não ouvir e agora com o aparelho consigo escutar muito bem.

Renato Harger, Joinville / SC