Audiometria: exame que avalia a audição

Audiometria: exame que avalia a audição

Cuidar da nossa audição é indispensável para preservarmos a nossa qualidade de vida. Uma das formas de cuidado é a realização do exame de audiometria anualmente. Essa avaliação permite o diagnóstico do grau e tipo de perda auditiva (se houver), além de ser um guia para a indicação de um tratamento adequado.

Processo do exame

O exame é indolor e não invasivo, tem duração de aproximadamente 30 minutos. É realizado dentro de uma cabine acústica ou de uma sala tratada acusticamente. Utiliza-se fone de ouvido e um vibrador ósseo para avaliar a sua percepção e interpretação das frequências, intensidades sonoras e reconhecimento de fala. É um exame subjetivo pois depende diretamente das respostas da pessoa que está sendo avaliada. Por isso, toda vez que a pessoa ouvir um som ela deve informar.

Audiometria Tonal

A audiometria tonal é um exame que avalia a capacidade auditiva da pessoa, permitindo determinar o seu limiar auditivo. Os ouvidos são testados separadamente, o indicado é começar pela orelha direita ou pela orelha que se ouve melhor. São testados desde os sons mais graves (“grossos”) até os mais agudos (“finos”), com a intenção de avaliar o quanto se ouve.  O limiar auditivo é o nível mínimo de intensidade de som que é necessária para que o tom puro possa ser percebido metade das vezes em que for apresentado, para cada frequência. O laudo da audiometria tonal deve levar em consideração três aspectos: tipo da perda auditiva, grau da perda auditiva e configuração audiométrica.

Audiometria Vocal

Uma segunda parte do exame de audiometria, chama-se logoaudiometria ou audiometria vocal que avalia a capacidade de compreensão da pessoa de determinadas palavras onde o examinado deve repetir uma série de palavras ditas pelo examinador. Essa parte, de certa forma, num ambiente totalmente controlado (dentro da cabina, com fones de ouvido, som em determinada intensidade, com apenas uma pessoa falando), avalia-se o quanto se entende em condição ideal.

Indicações

É recomendado uma vez por ano realizar exame de audiometria para prevenção, e quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do indivíduo, principalmente se existir suspeita de perda auditiva. Seja por fatores hereditários, idade, infecções, traumas, uso de medicamentos em excesso entre outros. A avaliação audiológica pode ser realizada em qualquer faixa etária, desde que a pessoa tenha condições de responder a avaliação e quando solicitada pelo médico.

Possíveis causas

Profissional especializado

profissional especializado fonoaudiologo digsom aparelhos auditivos

Quem normalmente realiza o exame de audiometria é o fonoaudiólogo especialista, porém o médico também está apto para realização desse exame.

Resultados

Audiometria Tonal

Logoaudiometria

Audiograma

É um gráfico que mostra a percepção do ouvido a sons variados, sendo ele o resultado de um exame de audiometria.

Barra superior: exibe os tipos de sons (frequências) dos mais graves (250 e 500 Hz) aos mais agudos (6000 e 8000Hz)

Barra lateral: exibe números de 0 a 120dB. Significa o quanto escutamos em decibel. Qual determina o grau da perda auditiva

Banana da fala: Essa parte no audiograma que parece uma banana e está cheia de letrinhas. É a região onde estão concentrados todos os sons de fala da nossa língua portuguesa.

Orelha esquerda:  usamos o símbolo “X” e a cor azul para identificar o lado esquerdo.

Orelha direita: usamos o símbolo “O” e a cor vermelha para identificar o lado direito.

2019-03-22T16:37:10+00:00