8 benefícios de usar aparelhos auditivos!

8 benefícios de usar aparelhos auditivos!

Conheça alguns benefícios de usar aparelhos auditivos e o que isso pode trazer de bom para a sua vida!

Os aparelhos auditivos têm um papel fundamental no processo de retomada da qualidade de vida das pessoas com perda auditiva. Nas últimas décadas, as próteses auditivas passaram por verdadeiras revoluções tecnológicas e, hoje, oferecem mais conforto, potência e conectividade.

 

Confira 8 benefícios de usar aparelhos auditivos

1. Maior longevidade

benefícios de usar aparelhos auditivos maior longevidade

Um estudo publicado, mostrou que idosos com perda auditiva têm uma taxa de mortalidade mais elevada do que aqueles que aproveitam os benefícios de usar aparelhos auditivos.

 

2. Sentir-se menos cansado e exausto

benefícios de usar aparelhos auditivos sentir-se menos cansado e exausto

Nosso dia-a-dia já é cansativo, imagina com algum tipo de perda auditiva? Exige muito mais da gente, temos que estar constantemente alerta e sempre forçando a ouvir e compreender mais. Pedir para repetir muitas vezes as mesmas coisas pode tornar-se muito cansativo no fim do dia.

 

3. Voltar a ouvir

benefícios de usar aparelhos auditivos volte a ouvir

O uso de aparelho auditivo apresenta muitas vantagens para quem tem perda auditiva, primeiramente você passa a ouvir melhor. O aparelho não restaura a audição, mas oferece uma tecnologia que torna mais fácil ouvir o que outros falam. O som que você não tem escutado por um longo tempo, como o canto dos pássaros, o toque da campainha da porta, o uivo dos ventos e o som do mover das águas passam a ser audíveis.

 

4. O aparelhos auditivo afasta doenças como o Alzheimer

afastamento de doenças como alzheimer

A cada 10 decibéis perdidos de audição, o risco de demência cresce 27%. É que, segundo uma pesquisa, pessoas idosas com problemas de surdez têm mais chances de desenvolver demência.

 

5. Melhor qualidade de vida

melhor qualidade de vida

Com o tempo a perda auditiva vai levando as pessoas para o isolamento, fazendo com que o paciente não vá mais aos eventos, encontros e reuniões da vida. Por causa de uma audição prejudicada, podemos perder e deixar de viver bons momentos. Os aparelhos auditivos geram ganhos muito positivos para o paciente, aumenta a autoestima e confiança, melhorando intensamente o convívio social e seu próprio bem-estar.

 

6. Aparelhos auditivos ajudam a prevenir a depressão

benefícios de usar aparelhos auditivos previna a depressão

Você sabia que uma perda auditiva não tratada pode levar à depressão? Veja as principais causas abaixo:

Condições médicas crônicas

A perda auditiva não é apenas uma inconveniência. Na maioria dos casos, é uma condição médica permanente e que provavelmente irá se agravar com o passar do tempo. Como qualquer outra condição crônica, ela afeta sua habilidade de aproveitar a vida ao máximo. Isso pode levar ao sentimento de que você está desconectado do mundo exterior, enquanto você se esforça para acompanhar conversas ou ouvir sons que costumava gostar, como a música e os sons da natureza. Você pode também cometer algumas gafes porque deixou de entender o que alguém acabou de dizer, causando algum tipo de constrangimento. No trabalho, essas confusões ou as palavras perdidas no dia-a-dia podem ameaçar a sua carreira. A perda de audição muda toda a sua vida e, como qualquer outra condição médica que não é tratada, coloca você em grande risco de desenvolver um quadro de depressão.

Isolamento social

A perda auditiva pode fazer você querer evitar participar de situações sociais ao invés de tentar lidar com o cansaço de se esforçar para ouvir e acompanhar as conversas. Sair à noite em festas lotadas e barulhentas ou jantar em restaurantes movimentados são coisas que você passa a evitar. Até mesmo em ambientes mais privados, familiares e amigos podem falar ao seu redor sem compreender a sua dificuldade com a perda auditiva, fazendo você se sentir ignorado e indesejado. Mas evitar se comunicar e não buscar o suporte da família e dos amigos aumenta significativamente a chance de você desenvolver a depressão.

Tristeza/ansiedade/estresse

Perder a habilidade de aproveitar os sons que você costumava gostar como a música, sons da natureza ou a voz das pessoas que você gosta, pode leva-lo a sentir aflição, solidão e incapacidade – todas variações da tristeza. Quanto à ansiedade e o estresse, eles podem se tornar distúrbios por razões próprias. Por exemplo, sua perda auditiva pode fazer com que você se sinta ansioso no trabalho por esquecer um pedido ou entender errado algo importante em uma reunião. Se esforçar para ouvir durante todo o dia no trabalho, em casa ou em situações sociais também é muito estressante (ex. se preocupar por talvez perder informações importantes em uma ligação porque você não escuta bem ao telefone). Viver em um estado constante de tristeza, ansiedade e/ou estresse não é saudável por muitas razões, inclusive por aumentar o risco de desenvolver uma depressão.

 

7. Aparelho auditivo: Conforto e tecnologia

conforto e tecnologia

Pequenos, confortáveis, discretos e potentes, os aparelhos auditivos modernos usam a alta tecnologia para se adaptar às suas necessidades. Com tecnologia Bluetooth, facilitam a conexão de seus usuários com celulares, por exemplo.

 

8. Melhor integração familiar

melhor integração familiar

Muitas pessoas com deficiência auditiva costumam se afastar das relações sociais já que não conseguem interagir. O uso dos aparelhos auditivos resgata o convívio familiar e as atividades em grupo. Até mesmo uma conversa por telefone, algo que pode ser praticamente impossível para quem ouve mal, se torna mais fácil com a alta tecnologia dos aparelhos.

São incríveis os benefícios de usar aparelhos auditivos, não é mesmo?

2019-06-11T16:43:37+00:00