No que se trata em limpar os ouvidos, nosso órgão auditivo possui uma característica que sempre vale a pena ser destacada: ele é um órgão considerado “autolimpante”. Isto porque, naturalmente, elimina o excesso de cera/cerume, empurrando-a para a parte externa, onde podemos fazer a limpeza.

Utilize uma toalha fina para limpar os ouvidos

Esta limpeza superficial pode ser realizada através de uma toalha fina, enrolando-a na ponta, somente para limpar o excesso que fica no meato acústico externo, sem prejudicar a audição ou machucar o ouvido.
Em situações que existam queixas de sensação de ouvido cheio, entupido e com alguma dificuldade na audição, pode ser recomendada a lavagem(remoção de cerumen), realizada por um profissional, no consultório.

Pode ser necessário que um especialista realize essa limpeza

Alguns pacientes que tenham canal auditivo mais estreito ou produção em excesso de cera também podem precisar este tipo de limpeza.
É realizada com uma seringa especial, que injeta soro fisiológico morno dentro do canal auditivo, para que a cera se solte. Realizar a limpeza com o especialista garante que sua saúde auditiva seja preservada.

Não utilize técnicas caseiras para limpar os ouvidos

Algumas pessoas produzem mais cera que as outras, isto é normal, até porque a cera é uma proteção do ouvido, porém para quem faz uso de aparelhos auditivos é bem comum a produção de cera aumentar. Como dica recomendamos nunca usar cotonete, pois este serve como um pilão, empurrando a cera cada vez mais no conduto ocasionando uma rolha de cera, sendo necessário muitas vezes o uso de cerumin para amolecer a cera e retirada com médico otorrinolaringologista. Não faça uso de técnicas caseiras ou objetos para retirada em casa, pois isto pode danificar sua audição e até causar o rompimento da membrana timpânica, levando à perda auditiva.

Importante: não tente fazer lavagem ou limpezas mais profundas por conta própria! Procure sempre um profissional.
Caso precise, agende uma consulta conosco.

Conheça os pontos de atendimento da clínica Digsom e parceiras, se você mora em Santa Catarina procure uma clínica próxima de você e realize uma avaliação de rotina.

Digsom Ouça melhor, Viva melhor!

 

Sobre a autora:

 

Neide A. S. Brandão

Fonoaudióloga

CRFª: 3-11151

Centro Auditivo Saramento – Parceira Digsom em Camboriú

 

Digsom Aparelhos Auditivos