Você sabia que alguns aparelhos auditivos necessitam de moldes? Confira mais informações em nosso blogpost abaixo:

Diferentes usos para os moldes

O aparelho retroauricular é aquele que fica posicionado atrás da orelha, e para que o som amplificado por ele possa ser conduzido ao conduto auditivo externo, é adaptada uma peça chamada molde, já o molde é uma peça adaptada no aparelho auditivo retro auricular e tem a função de conduzir o som amplificado ao conduto auditivo externo.

Para confeccionar o molde, primeiramente o fonoaudiólogo realiza a impressão ou pré-moldagem da orelha, que abrange o conduto auditivo externo e o pavilhão auricular, com uma massa específica para essa finalidade. Em seguida, o mesmo profissional irá selecionar o tipo de material e o modelo adequado, levando em consideração o grau, tipo, e configuração da perda auditiva, idade e anatomia da orelha. Posteriormente o pré-molde é encaminhado para o protético que confeccionará o molde.

Os moldes podem ser confeccionados em dois tipos de materiais, acrílico (material rígido) ou silicone (material macio). Em relação aos modelos, os mais comuns são: molde canal, concha escavada, invisível simples, invisível duplo e meia-concha.

Se quiser saber um pouco mais sobre os cuidados corretos com seu aparelho auditivos e sobre os moldes, nos envie uma mensagem via Whatsapp ou telefone que iremos lhe auxiliar.

0800 052 9191
(47) 99966 2034

 

Sobre a  Autora:

 

DRA. DÉBORA ESBOINSKI SPIRANDELLI
CRFª: SC 887 
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí