Sim! É possível viver bem com a perda auditiva!

Muito comum recebermos pacientes que se sentem incomodados por receberem o diagnóstico médico e o encaminhamento sugerindo o uso de prótestes auditivas. Normalmente essas pessoas vem com o pré conceito e até mesmo negando a sua dificuldade auditiva só para não fazer uso dos aparelhos auditivos. Nosso maior desafio é fazê-los entender todo o processo auditivo, a importância de estimular a audição e a aceitação da perda auditiva. Fazendo isso e unindo com os ótimos produtos que nossa empresa oferece e uma boa regulagem, é muito difícil o paciente testar e não gostar de ouvir bem.

Confira abaixo 5 passos importantes para você que possui perda auditiva, conheça e compreenda o quanto é importante ter uma boa audição:

1. Aceite e acolha a sua perda auditiva;

Seja realista. Aceitar e admitir que você tem dificuldade auditiva é o primeiro passo para se adaptar a ela. Fique tranquilo porque graças a Deus, aos estudos e a tecnologia hoje existem soluções para quase todos os tipos de perdas auditivas. A partir do momento que você aceita seu problema fica sempre mais fácil buscar ajuda e encontrar o melhor para você.

2. Conheça sobre a sua perda auditiva;

Busque informações, leia sobre causas e tipos de perda auditiva, bem como os tratamento que existem. Aqui no blog da Digsom temos várias informações e assuntos para te ajudar. Procure informação com profissionais da área: médico otorrinolaringologista e fonoaudiólogo.

3. Fale da sua perda auditiva para seus familiares e amigos;

Não esconda a sua dificuldade das pessoas que convivem com você. Quando eles estiverem conscientes da sua dificuldade, farão o possível para te inserir nas conversas, facilitando assim a sua compreensão. Falar sobre a perda auditiva faz com que outras pessoas que sofrem do mesmo problema busquem ajuda.

4. Procure as melhores formas de ouvir;

Tá certo que o ouvido é o órgão responsável pela audição, mas o cérebro faz um papel enorme em receber os sons e distinguir tudo o que estamos escutando. Mas não é só isso, a gente usa também dos olhos, gestos e expressões faciais para compreender o que o outro está falando. Por isso é muito importante você se posicionar de frente a pessoa que está conversando, evitar locais com muito ruído. Se estiver em casa, desligue a TV ou o rádio para escutar melhor.

5. Procure ajuda profissional.

O tratamento eficaz para te devolver a audição ou parte dela dependerá da escolha por um bom profissional. Busque esclarecimentos e faça os tratamentos indicados pelos profissinais, que são eles: o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo. Quer conhecer nossas tecnologias e fazer um teste gratuito? Entre em contato conosco através do telefone 0800 052 9191 ou Whatsapp (47) 99966 2034. Ouça melhor, viva melhor!

 

Sobre a  Autora:

Andressa Brinhosa Deparis
CRFa 3-9562
Especialista em audiologia clínica