E hoje, 7 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde. Em meio a atual Pandemia do Coronavírus, desejamos ter saúde mais do que nunca. Passamos a cuidar melhor da nossa saúde e da saúde dos nossos amigos, familiares, pacientes e até desconhecidos.

O que é ter saúde para você?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades. Seguindo isso, pense você que saúde é o acordar bem, se alimentar bem, ter bons relacionamentos, um emprego que você ame, uma família unida. Ter saúde é caminhar e correr atrás dos teus sonhos. É prevenir, é amar e valorizar a vida. E obviamente, eu não poderia deixar de falar: ter saúde é saber escutar e ouvir bem.

Dessa forma, diante de toda essa situação que nos encontramos, eu te convido a ter saúde. Eu te convido a viver com alegria, a cuidar de você e de quem está ao seu lado. Convido a observar como anda a sua vida e a realizar as mudanças para que tudo melhore, e também a prestar atenção na sua audição. Na importância que ela tem na sua vida. Pensa comigo: você está escutando todos os sons da vida? E as pessoas que convivem com você, seus pais, avôs, tios, tias, todos eles estão ouvindo bem?

A audição é uma parte importante da sua saúde!

Você sabia que perder a audição é perder saúde? Quem não escuta bem, tem dificuldades para se comunicar, se socializar e por isso aos poucos vai se afastando de uma vida compartilhada com quem ama. Estudos indicam que pessoas com perda auditiva tem mais chances em desenvolver doenças degenerativas como a perda de memória e o Alzheimer. Pessoas com perda auditiva se isolam e por isso tem uma tendência maior a desenvolver quadros depressivos.

Tá vendo como ouvir bem é viver melhor?
Se você está tendo dificuldades auditivas ou conhece alguém que esteja passando por isso, estenda sua mão, venha até nós e realize uma avaliação auditiva. Compartilhe esse texto e ajude mais pessoas a voltar a ter uma vida auditiva saudável e feliz!
Desejamos a todos muita saúde!

 

Sobre a  Autora:

Andressa Brinhosa Deparis
CRFa 3-9562
Especialista em audiologia clínica