O Covid-19 virou uma realidade em todos os lugares, estamos cercados por um vírus invisível e que pode causar muitos males. Para evitar a contaminação não existe outra solução que não a prevenção e o cuidado. Com simples atitudes podemos cuidar de nós mesmos e das pessoas que estão à nossa volta. Iniciamos nesse post uma série enviada pela doutora Gesimara Solleti, parceira da Digsom em Caçador, falando sobre os cuidados com seus aparelhos auditivos para manutenção e higienização do mesmo. São algumas regras de ouro que podem trazer mais segurança para você.


Em tempo de Coronavírus, precisamos ter atenção redobrada com a higiene dos aparelhos auditivos e implantes cocleares também, afinal, os manuseamos com as mãos pelo menos duas vezes por dia, fora todas as outras vezes que os tocamos sem nem perceber!

Eis algumas regras de ouro para a higienização correta dos seus aparelhos auditivos.

Regra de Ouro 1

A higiene das mãos deve ser IMPECÁVEL antes de tocar nos seus aparelhos auditivos ou implante coclear. As mãos são as grandes vilãs. Lave-as com água e sabão antes de colocar os aparelhos pela manhã, antes de trocar pilhas ou baterias em casa e antes de retirar seus aparelhos para tomar banho ou dormir. Mãos sempre limpas – dê um jeito de lembrar disso quando pensar nas suas próteses auditivas!

Regra de Ouro 2

Desumidificador elétrico, que além de desumidificar também esteriliza seus aparelhos auditivos ou implantes! O custo-benefício deles é o melhor e não agridem a natureza, pois bolinhas de sílica são péssimas para rios e oceanos quando descartadas.

Regra de Ouro 3

O único produto que deve ser usado na limpeza de aparelhos auditivos e implantes cocleares é o álcool isopropílico. Nenhum outro. Esse álcool contém uma porcentagem de água de menos de 1%. Isso se dá já que sua cadeia maior permite que ele seja tenha menos afinidade com a água tornando assim a sua separação da água mais fácil. Isso faz com que ele seja muito útil para a limpeza de equipamentos eletrônicos, removendo a oleosidade e não comprometendo seu funcionamento

Esqueça os produtos de limpeza tradicionais, que são corrosivos e abrasivos. Se suas próteses ainda estiverem na garantia, lembre-se que se for constatado mau uso, você perde o direito de consertá-los sem custo.

Regra de Ouro 4

Algumas marcas de aparelhos auditivos vendem lencinhos anti-bacterianos. Pode ser uma boa saída tê-los na bolsa sempre, pois se você precisar tocá-los na rua (vai que a pilha acaba enquanto você vai a um banheiro público ou algo do tipo) esses lencinhos garantem a limpeza pós toque de emergência.

Conheça o teleatendimento Digsom

Agende uma teleconsulta através do telefone 0800 052 9191. Os aparelhos auditivos da Phonak possuem acesso ao myPhonak App, um aplicativo que pode ajudar você a regular o seu aparelho e entrar em contato diretamente com o seu fonoaudiólogo através da ferramenta Acesso Remoto. Através do Acesso Remoto o fonoaudiólogo pode realizar configurações sem que você precise sair de casa, é muito mais comodidade e segurança. Saiba mais no site da Phonak.

Ouça melhor, viva melhor!

Sobre a autora:

 

Dra. Gesimara Soletti

Fonoaudióloga

CRFª: 3-5660

Clínica Sol Ouvir – Parceira Digsom em Caçador

 

Digsom Aparelhos Auditivos