“Comprei meus aparelhos, mas continuo não entendendo a fala”

Você já se questionou se é possível avaliar se os aparelhos auditivos estão realmente amplificando os sons da fala como deveriam? A resposta é SIM, para isso precisamos realizar um exame chamado de Mapeamento de Fala.

Funcionamento do Aparelho Auditivo

Os aparelhos auditivos se tornaram computadores de alto desempenho, que podem ser perfeitamente adaptados às necessidades individuais graças à mais recente tecnologia, oferecendo igualmente um elevado nível de conforto e um design atraente. Estes são constituídos geralmente por três partes principais: o microfone, o processador e o alto-falante. O microfone capta os ruídos de fundo, ou seja, os sinais acústicos, e os transmite para o processador. Este amplifica o ruído e converte o som em sinais elétricos. O alto-falante, por sua vez, encaminha os sinais para o ouvido do usuário. Assim que o som alcança o ouvido, este pode ser claramente compreendido pelas pessoas afetadas.

Para permitir que os usuários de aparelhos auditivos ouçam corretamente, os aparelhos auditivos amplificam propositadamente os ruídos mais importantes para a comunicação e reduzem os ruídos de fundo. Este processo acontece de forma completamente automática com os aparelhos auditivos. Existem diversos tipos de tecnologias de aparelhos auditivos, esses devem ser indicados pelo fonoaudiólogo conforme os exames audiológicos e uma anamnese (entrevista) com o paciente. A escolha da tecnologia adequada fará toda a diferença na adaptação.

Como Funciona o Mapeamento de Fala

É muito comum pacientes adquirirem seus aparelhos auditivos e ao longo do tempo perceberem que não estão entendendo a fala como gostariam. Após tentar por diversas vezes e inúmeros tipos de ajustes, a frustração aparece e muitos acabam desistindo da reabilitação.

O mapeamento de fala permite observar se a fala está ou não sendo amplificada em todas as frequências, de acordo com a sua perda de audição. Sendo assim, se este “mapa” mostrar que a fala não está sendo amplificada da maneira correta, o Fonoaudiólogo fará ajustes nas frequências que necessitam de mais ganho para tornar a fala audível, o que torna a programação muito mais precisa.

 

Onde é Realizado o Exame de Mapeamento de Fala

Este exame só é realizado por profissionais altamente capacitados e especialistas na área. Os profissionais da Digsom estão preparados para realizar esta avaliação, então agende uma consulta e melhore significativamente a sua qualidade de vida, através do mapeamento de fala. Agende uma consulta com nossa equipe para que possamos esclarecer maiores dúvidas.

 

Sobre o Autor:

Dr. Maycon Duarte
CRFª: 3-10423
Mestre em Audiologia