O tampão de ouvido pode ser utilizado durante o banho ou na prática de esportes aquáticos, ajudando a prevenir desconfortos e infecções. O uso do tampão de ouvido é indicado também para amenizar o som em ambientes muito ruidosos. Leia mais a seguir!

 

Saúde Auditiva – a importância de usar tampão de ouvido

Diversos tipos de patologias podem comprometer a nossa saúde auditiva. Entre elas, podemos destacar as otites, que são inflamações que podem ocorrer na orelha externa ou orelha média.

 

Otite Externa

As otites externas podem apresentar componente infeccioso, e que acometem o pavilhão auditivo e o meato acústico externo, cada qual isoladamente ou em associação.

Uma das manifestações mais comuns de otite externa se da por um processo inflamatório agudo na pele que reveste o meato acústico externo. Também é conhecida como otite do nadador, pois ocorre com mais frequência em pessoas que praticam esportes aquáticos.

O contato direto com a água durante um tempo prolongado propicia a remoção da cera que protege o ouvido, deixando-o suscetível a entrada de água, que muitas vezes pode estar contaminada por produtos químicos, entre outros poluentes.

 

Otite Média

A otite média é um processo inflamatório agudo da orelha média, costuma surgir após gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias. Esta inflamação é muito comum em bebês e crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade.

O acúmulo de secreção no ouvido médio, durante a otite média, causa dor no ouvido, inchaço e vermelhidão, impedindo o tímpano de receber as vibrações de forma correta, resultando em problemas auditivos temporários. Quando os tratamentos à base de antibióticos não surtem mais efeito, indica-se a inserção do tubo de ventilação. Este, por sua vez, permite que a secreção presa por trás do tímpano seja drenada, o que ajuda a prevenir a otite.

 

Nos casos citados, indica-se o tampão auricular para serem usados no banho ou na prática de esportes aquáticos, tanto para prevenção quanto proteção das otites externas, e em pós cirúrgicos de tubo de ventilação para tratamento das otites médias.

 

Tampão de Ouvido Personalizado

Os tampões de ouvido são personalizados e confeccionados em silicone antialérgico. Primeiramente o fonoaudiólogo realiza a inspeção do meato acústico externo com um otoscópio, esta inspeção tem por objetivo verificar o tamanho da impressão a ser realizada e se há algum problema que impeça ou dificulte a realização da pré-moldagem.

Em seguida é inserido um algodão para proteger a membrana timpânica e é verificado o tamanho do conduto, logo após a fonoaudióloga injeta uma massa para moldar o conduto e pavilhão auricular. Após alguns minutos, quando a massa enrijece, o pré-molde é retirado. Em seguida esse molde é enviado ao laboratório, onde o protético irá confeccionar o tampão.

O tampão de ouvido é confeccionado em silicone antialérgico, podendo ser flutuante e colorido, o que facilita encontrá-lo caso caia na piscina. Tem uma duração estimada em dois anos, no caso de crianças é recomendada a substituição a cada seis meses devido ao crescimento.

 

 

Os tampões também são indicados para a atenuação do som nos casos de desconforto em ambientes ruidosos ou para dormir.

Para conhecer ainda mais essas soluções, agende uma consulta com nossos especialistas.