Você sabia que aparelhos auditivos funcionam por meio da energia que vem de bateria ou pilhas específicas? Por isso é necessário um cuidado especial com elas. Confira abaixo os tipos, informações e cuidados que você deve ter para maior longevidade

Pilhas para Aparelhos Auditivos

As pilhas próprias para aparelhos auditivos são de Zinc-Ar, as quais são ativadas pelo ar que entra nelas por micro furos. Quando estas pilhas são novas, estes micro furos são cobertos por um adesivo, que garante que a pilha somente começará a funcionar quando o adesivo for retirado. Então antes de usar as pilhas e trocar as de seu aparelhos auditivo, é necessário retirar o adesivo e esperar em torno de 2 minutos antes de instalar a pilha no aparelho auditivo. Esta espera por 2 minutos antes do uso garantirá um melhor uso e maior longevidade da pilha.

Obs: depois de retirar o adesivo não é possível recolocá-lo, uma vez que a pilha foi ativada ela terá um consumo constante, mesmo com o aparelho desligado. Quando a carga das pilhas tiver terminado, é necessário fazer o descarte correto das pilhas.

Descarte Correto das Pilhas

Lembre-se sempre de descartar as pilhas de seus aparelhos auditivos em locais apropriados: guarde as usadas em um recipiente fechado e separado das novas, e quando fizer uma visita ao fonoaudiólogo que acompanha o uso de seu aparelho auditivo, leve as as pilhas para o descarte apropriado. Em clínicas e lojas que fazem a venda de pilhas também é possível fazer o descarte, então lembre-se de levar suas pilhas usadas quando comprar novas pilhas.

Sobre a  Autora:

Fonoaudióloga. MSc. Débora Frizzo Pagnossin
Ambulatorial de Saúde Auditiva da UNIVALI