O entupimento do ouvido causa a sensação como se você se sentisse falando dentro da própria cabeça e pouco ouvisse o que se fala no mundo exterior.
As causas da autofonia são muitas, mas as mais comuns são as já ditas mudanças de altitude.

Mudanças rápidas de altitude podem causar sensação de entupimento no ouvido

Ocorre uma diferença de pressão entre a orelha externa e a média.
O corpo leva algum tempo para se acostumar com essa mudança, portanto, se a pressão do ambiente for diferente da que ele estava habituado, ocorre à sensação de ouvido entupido.

Outras condições que podem causar entupimento

Além disso, pode ocorrer entupimento em pessoas que sofrem com bruxismo e, para elas, é preciso avaliação e tratamento odontológico.

Outra situação é quando acontece algum problema ou disfunção no funcionamento do ouvido ou mesmo pelo acúmulo de cerume (cera).

Como evitar que o ouvido entupa?

A situação logo costuma se resolver pelo mecanismo de compensação da tuba auditiva (canal muscular), que envia a pressão de ar da porção posterior do nariz até o ouvido médio.
Isso acontece sempre que engolimos a saliva, bebemos líquidos ou bocejamos, porque acaba equilibrando a pressão e corrigindo a autofonia.
Esses são truques importantes para evitar que o ouvido entupa durante as viagens.

Agende uma consulta de rotina

Apesar de a maioria dos casos de entupimento se resolverem rapidamente e sem maiores problemas, alguns casos necessitam intervenção e devem ser devidamente analisados.

Conheça os pontos de atendimento da clínica Digsom e parceiras, se você mora em Santa Catarina procure uma clínica próxima de você e realize uma avaliação de rotina.

Digsom Ouça melhor, Viva melhor!

 

Sobre a autora:

 

Neide A. S. Brandão

Fonoaudióloga

CRFª: 3-11151

Centro Auditivo Saramento – Parceira Digsom em Camboriú

 

Digsom Aparelhos Auditivos