A pessoa que apresenta perda auditiva diagnosticada e com indicação para uso de prótese, deve procurar um centro auditivo o quanto antes para saber qual o aparelho auditivo mais indicado. Quem indica o uso de prótese auditiva é o médico otorrinolaringologista, porém cabe ao fonoaudiólogo audiologista a seleção do aparelho auditivo indicado a cada caso.

A Seleção do Aparelho Auditivo

Após a análise da perda auditiva, anamnese detalhada e consulta, o fonoaudiólogo, juntamente com o próprio paciente irão escolher o que melhor se adequa ao seu caso.

Não existe paciente que não se adapte a prótese auditiva se ele estiver com a solução adequada, escolhida por um fonoaudiólogo especialista e claro, usando a prótese conforme as orientações de seu terapeuta.

Não é indicado a compra de qualquer aparelho auditivo sem o acompanhamento de um especialista, pois um aparelho inadequado não terá a mesma eficiência para diferentes tipos de perda auditiva. A seleção é individual, baseada no audiograma, tipo, grau e na configuração desta perda auditiva bem como nas queixas correlatadas. Rotina, Hobbies, profissão e outras particularidades como motricidade fina  de cada paciente são quesitos importantes a serem avaliados. Uma boa anamnese detalhada faz toda a diferença na seleção assertiva deste aparelho. Não existe paciente bem adaptado sem um tratamento de reabilitação auditiva completo e acompanhado por um profissional capacitado.

Valores de Aparelhos Auditivos

Quanto aos valores dos aparelhos eles estão diretamente ligados aos recursos necessários para atender as questões individuais de cada paciente, ou seja, quanto mais tecnologia, maior o custo de um aparelho auditivo.

O mais importante é sair do quadro de privação sonora no menor tempo possível, pois o quanto antes iniciar o processo de reabilitação auditiva, melhor o resultado efetivo.

 

Sobre a  Autora:

Dra Sandra Paula G. L. S. de Santana
CRFª: 7504
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí e Especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional pela Universidade Tuiuti do Paraná