Atualmente, a tecnologia apresenta soluções para muitos problemas auditivos. Esse mercado cresce mais a cada dia para oferecer qualidade de vida às pessoas com perda auditiva.

Os especialistas orientam que não deve haver receio em procurar profissionais para o diagnóstico e tratamento de problemas com a audição.

Quanto mais cedo a identificação de um problema, melhor pode ser administrado o tratamento e, em muitos casos, a pessoa pode ter uma vida absolutamente normal, sem aparentar qualquer tipo de dificuldade auditiva.

A audiometria deve fazer parte do check-up realizado anualmente para verificar a saúde em geral. A perda de audição pode ser um processo lento e gradativo e difícil de identificar em suas primeiras fases, os familiares ou amigos são as primeiras pessoas a notarem que você não está escutando bem.

Ao primeiro alerta procure um profissional qualificado para realização dos exames.

Exame de audiometria

O fonoaudiólogo, Dr. Nildo Manoel Duarte – diretor técnico do Grupo Digsom Aparelhos Auditivos – explica que existem diferentes exames de audição, cada qual para avaliar uma função distinta do sistema auditivo.

“Dentre eles, é possível citar a audiometria, que pode ser solicitada por um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo e serve para avaliar a quantidade de som que ouvimos. É um exame rápido e indolor que pode ser dividido em dois tipos: audiometria tonal e vocal”, detalha.

Aparelhos auditivos com inteligência artificial e conectividade a Smartphones e TV

Recurso de fala em 360°e seleciona automaticamente a direção da fala, melhorando a compreensão. Foto/Phonak

Algumas queixas de usuários de aparelhos auditivos são relativas às dificuldades em ouvir em situações onde o interlocutor não está falando frente a frente, isso se deve à tecnologia de captação de áudio e processamento do som realizado pelo dispositivo.

Felizmente, existem aparelhos com o recurso de fala em 360°, esse recurso seleciona automaticamente a direção da fala, melhorando a compreensão da mesma, sem a necessidade de olhar para o interlocutor. O paciente pode acompanhar conversas, por exemplo, em uma reunião de negócios em torno de uma mesa grande ou enquanto estiver dirigindo.

Os recursos tecnológicos da Phonak não param por aí. Os novos dispositivos Phonak Marvel foram desenvolvidos para se conectar facilmente a smartphones Android e iOS, bem como a vários componentes eletrônicos de uso diário. Desta forma você pode receber ligações telefônicas diretas no seu aparelho auditivo, assistir à televisão sem perder nenhuma informação ou escutar suas músicas favoritas enquanto faz uma caminhada, tudo isso com uma transmissão sem fio. O mais legal é que toda essa conexão é feita de forma simultânea nos dois aparelhos auditivos.

Lyric™, o único aparelho auditivo 100% invisível do mundo

Aparelho proporciona conforto e funcionalidade para usuários – Foto: Reprodução/Phonak

Posicionado confortavelmente dentro do canal auditivo, o Lyric™ da Phonak pode ser utilizado 24 horas por dia, 7 dias por semana e não precisa ser retirado na hora de tomar banho ou dormir. Sua posição interna ao ouvido faz com que ele seja completamente invisível externamente, proporcionando mais discrição.

A medida e adaptação do Lyric™ leva cerca de uma hora e não requer nenhum procedimento cirúrgico ou anestesia. As pessoas que usam fone de ouvido, poderão fazer uso mesmo com o aparelho auditivo no ouvido, proporcionando um som claro e natural.

Todas as atividades do dia a dia podem ser desempenhadas com muita tranquilidade sem a preocupação em trocar pilhas por até 3 meses. Nesse caso, a substituição do aparelho é realizada imediatamente. O paciente já sai do consultório com o aparelho funcionando normalmente sem longas esperas de manutenção.

Um aparelho auditivo convencional capta e processa o som fora da orelha, já o Lyric™ utiliza a anatomia natural da orelha para amplificar e proporcionar um som muito mais claro e natural.

O Lyric™ possui muitas vantagens em relação aos aparelhos auditivos convencionais, e só a Phonak junto com a Digsom possui essa tecnologia.

Tecnologia para aprender melhor

A tecnologia de transmissão Roger™, permite uma conexão direta entre a voz do interlocutor e o ouvido da pessoa que utiliza o aparelho, tudo isso de forma clara e sem ruídos com um alcance de até 20 metros de distância. – Foto: Reprodução

Por vezes, até crianças e adolescentes com audição normal sentem dificuldades em se concentrarem em situações ruidosas. Ambientes como a sala de aula, cursos, palestras e reuniões podem gerar grande desconforto auditivo principalmente para pessoas com Perda auditiva unilateral, Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A fase de alfabetização é essencial na vida da criança e essa dificuldade de concentração pode atrapalhar no desenvolvimento intelectual e social. Uma solução para esses casos é o dispositivo Roger™ Focus que, aliado à tecnologia de transmissão Roger™, permite uma conexão direta entre a voz do interlocutor e o ouvido da pessoa que utiliza o aparelho, tudo isso de forma clara e sem ruídos com um alcance de até 20 metros de distância.

Através dessa conexão, realizada via wireless, as perturbações do ambiente são quase que completamente deixados de lado e a capacidade de foco pode aumentar consideravelmente.

Implantes cocleares tecnológicos

Implantes podem ser realizados em adultos e crianças – Foto: Reprodução/MED-EL

Implantes auditivos são dispositivos recomendados para pessoas com perda neurossensorial de grau severo a profundo. Para pessoas com esse tipo de perda auditiva os aparelhos convencionais oferecem pouco ou nenhum benefício.

Os implantes cocleares da MED-EL podem ser utilizados por crianças ou adultos com dificuldade auditiva tanto pré linguais quanto pós linguais.

Esse sistema estimula diretamente as fibras do nervo da cóclea através de sinais elétricos. Esses sinais são transmitidos pelo nervo auditivo para o cérebro onde há a interpretação dos sons como eles realmente acontecem.

Em suma, os sons são captados pelo microfone no processador de áudio, que analisa e codifica os sons em um padrão especial de informação digital. Essa informação é enviada para uma bobina e é transmitida por meio da pele para o implante através de um sistema sem fio.

O implante interpreta os códigos e envia pulsos elétricos para a cóclea que está diretamente conectada ao nervo auditivo. Esse último, por sua vez, capta os sinais e os envia para o centro auditivo no cérebro que identifica e processa os sons.

Sobre o Grupo Digsom

Grupo Digsom nasceu em 1992, com o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado aos catarinenses. É distribuidor exclusivo da Phonak, líder mundial na criação, desenvolvimento e produção de aparelhos auditivos, pontos eletrônicos, implantes cocleares e equipamentos audiológicos.

Atualmente, a Digsom está presente em 28 cidades de Santa Catarina, o que garante um amplo atendimento ao público com profissionais de excelência e capacitados para oferecer os melhores benefícios para o tratamento da audição.

Agende sua consulta com um de nossos especialistas.

Ouça melhor, viva melhor!

Digsom Aparelhos Auditivos

Publicado no Portal ND+ em 22/10/2020
Acesse aqui a publicação original