Hoje trago mais um tópico sobre como a Fonoaudiologia está inserida no seu mundo. Com toda a certeza o amigo leitor já deve ter ouvido falar em sistema Roger, o sistema de frequência modular. Ele está no nosso dia-a-dia. Nas rádios da cidade usamos ele para ouvir música e ficar ligados nas notícias quentinhas, mas você sabia que o Sistema Roger pode ajudar crianças em seu desenvolvimento escolar? Isso mesmo, o mesmo sistema que embala nossos dias e noites com as grandes novidades musicais é o mesmo usado na sala de aula.

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Como o Sistema auxilia as crianças?

A tecnologia não tão recente assim, vem sendo aprimorada desde os anos de 1950, mas ainda hoje é um bocado desconhecida pela maioria da população. O Sistema Roger é uma ferramenta eficaz no auxílio de jovens estudantes que possuem Deficiência/Perda Auditiva, pois conseguimos eliminar e/ou reduzir aquilo que é um tormento para quase todos os portadores da deficiência, o barulho.

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O sistema auditivo humano típico é fenomenal, ele consegue ouvir tudo e ao mesmo tempo aproveitar somente o que é realmente importante para ele. A essa habilidade damos o nome de Discriminação Auditiva. No entanto, quando habilitamos ou reabilitamos pacientes que tiveram grande tempo de privação auditiva (imagine o vovô que a vinte anos não escuta bem ou a criança que nasceu sem ouvir) com o Aparelho Auditivo (AASI) ou Implante Coclear (IC) o cérebro não está acostumado a discriminar o barulho do som que tem significado (como a fala, por exemplo).

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Isso seria um tormento para qualquer pessoa, agora nos coloquemos empaticamente no papel de uma criança: Ela não ouvia bem e recebe o aparelho. Seu cérebro está acostumado a receber uma quantidade determinada (às vezes escassa ou nenhuma) de informação sonora, mas ao ligar o aparelho, um mundo fantástico se abre. A criança passa a ouvir até o rolar dos dedos uns contra os outros. Imaginou a cena? Lindo, não!? É um momento inesquecível para quem presencia e quem passa por ele.

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A dada altura essa criança vai para a escola, como todas devem fazer! Aqui temos um impasse: a criança ouve tudo, mas nas séries de alfabetização ela precisa se concentrar na fala do professor. O aparelho auditivo capta tudo, inclusive a voz do professor, ou seja, temos uma criança exposta ao som dos colegas, som da rua, som das crianças correndo para o recreio etc. e no meio disso tudo, o professor falando.

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Então entra a ciência a serviço do desenvolvimento humano! O Sistema Roger emite uma frequência que sai por meio de dispositivo utilizado com o professor (um microfone) e é captado diretamente no receptor do aparelho auditivo do aluno. Esse aparelho está configurado para reduzir o som de ruído entorno da criança a níveis mínimos de alerta ou nenhum enquanto está conectado ao professor. Agora a explicação: O professor fala e a voz dele chega diretamente ao aparelho auditivo do aluno sem passar por barreiras, como por exemplo: o professor explicando a matéria de costas para a turma e virado para o quadro ou o colega do lado que não para de falar.

Vejam só, agora a criança tem a possibilidade de ouvir todas as informações exatamente como estão saindo da boca do professor, aumentando assim o aproveitamento das informações.

Sim, essa tecnologia existe no Brasil e você encontra aqui na Digsom!

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Devemos dar prioridade para protetização (adaptação do aparelho auditivo) de crianças deficientes auditivas, pois entende-se a necessidade de termos crianças ingressas e estimuladas no mundo auditivo o mais precoce possível. Tanto é verdade que o teste que tria crianças com possibilidade de Perda Auditiva tornou-se obrigatório e acontece nas primeiras 72 horas de vida. O Teste da Orelhinha . Ele é feito por todo o Brasil por fonoaudiólogos.

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É muito importante conhecer para poder usufruir dos benefícios que a tecnologia nos dá. E essa ferramenta pode ser muito útil para crianças em fase escolar de alfabetização. Informação nunca é demais, aproveite e compartilhe essa informação com amigos e parentes.

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Caso tenha dúvidas procure um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.

Post escrito pelo convidado Geovane Kubiaki Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).