Por acaso alguma vez você já se percebeu ligado no famoso Piloto Automático?

Muitas vezes fazemos atividades do cotidiano e não nos damos conta que o que tinha em mente foi feito, mas mesmo assim não estávamos presentes naquele momento, como quem chega num destino e nem observou a paisagem. E vida que segue, mesmo com nossa mente divagando por ai…

Estar presente, fazer tudo conscientemente, desde tarefas simples como perceber a água ao lavar as mãos, perceber a textura do sabonete, sentir a própria pele ao esfregar as mãos, é um modo de se fazer presente, estar presente.

Mindfulness ou Atenção Plena, é um conjunto de técnicas cientificamente comprovadas, diga-se de passagem, que te ajudam a focar no momento presente.

Essas técnicas podem ajudar a ter mais empatia, autocontrole, aumentar sua produtividade, elevar seu foco, entre outras coisas.

Mas daí você me pergunta: o que tem a ver Mindfulnees com a audição?

Foram publicados diversos estudos onde foi observado que a prática do Midfulness fornece alívio para o zumbido a longo prazo. Os estudos mostraram que investir o tempo prestando atenção no momento presente fez com que reduzisse significativamente a gravidade do zumbido para os 75 pacientes testados (um dos estudos realizado na University College London Hospitals NHS Foundation Trust e pelo Departamento de Psicologia da University of Bath).

Então por que não experimentar agora? Ao longo do dia você pode praticar diversas vezes essa técnica:

  • Ao perceber que está tentando se concentrar e não consegue, experimente prestar atenção na sua respiração. Perceba o ar entrando e saindo dos seus pulmões.
  • Quando estiver fazendo atividades do seu dia a dia, como escovar os dentes, preste atenção na sensação da escova nos seus dentes, do barulho que faz, o gosto que tem, a sensação do bochecho.
  • Se ficar preso no trânsito, tente perceber os sons à sua volta, tente perceber a tensão do seu pé nos pedais do carro, a mão na marcha, volante…
  • Ao fazer um refeição, preste atenção no que mastiga, na textura, no sabor, no cheiro, no som da mastigação, tente ativar todos os sentidos.
  • Comece a praticar meditação, 5 minutos ao dia, e sempre que divagar volte atenção para sua respiração.

E para finalizar, não há nada errado em se distrair, porém até para isso, te aconselho estar presente. Experimente, você passará a perceber muito a sua própria vida e ter controle sobre ela.

Você apresenta dificuldade?

Se você apresenta dificuldade para se concentrar e compreender o que lhe é dito, principalmente em ambientes ruidosos, agende sua avaliação gratuita conosco e conheça as melhores soluções em tecnologias auditivas!

Apresentamos diversas soluções para reabilitação de sua perda auditiva. Agende um atendimento que estaremos lhe aguardando. Digsom – Ouça melhor, Viva melhor!

Sobre a autora:

 

Dra. Sandra Paula

Fonoaudióloga 

CRFª: 7504