Envelhecer é um processo natural das pessoas, e a diminuição auditiva chama-se Presbiacusia, que é o envelhecimento natural do ouvido e está diretamente ligada as alterações degenerativas no processo geral do envelhecimento.
Na presbiacusia o comprometimento não é apenas no ouvido ou vias auditivas, também Córtex cerebral e de todos os mecanismos envolvidos na audição. A presbiacusia é responsável pela maior parte dos casos de perda auditiva neurossensorial entre idosos. Como não há tratamento capaz de restabelecer a audição normal, a primeira meta é tratar todas as possíveis causas que estejam se somando ao processo de envelhecimento e acelerando o declínio da função auditiva. A reabilitação auditiva por meio de próteses de amplificação sonora é medida efetiva e fundamental para a manutenção da função social do idoso e deve ser proposta precocemente durante o curso evolutivo da perda auditiva. A falta de audição pode provocar consequências sérias, até mesmo acidentes e risco de vida, por levar a incapacidade de ouvir sons de alerta, exclusão social, depressão, doenças neuro-degenerativas, etc…
Nesse sentido, o importante é ficar atento aos sinais e buscar ajuda especializada para avaliação e tratamento adequado do idoso.

Zumbido e uso contínuo do Lyric…

São muitas as razões que indicam a necessidade de uma pessoa ter que usar aparelho auditivo. Entre elas, está o zumbido no ouvido, esse sintoma pode indicar que o indivíduo pode ter algum nível de perda auditiva ou mesmo sem a redução de audição, o dispositivo oferece vantagens para quem sofre desse incomodo do ruído constante. Existem vários problemas e condições de saúde relacionadas ao zumbido além dos problemas que afetam o ouvido, mas com o problema instalado, podemos usar aparelho auditivo proporcionando diferentes sons ou amplificando os diferentes sons do ambiente que não atrapalham o usuário, fazendo com que o zumbido se torne mais fraco ou até mesmo imperceptível.
O uso do aparelho auditivo por si só já é uma solução, pois a amplificação dos sons do ambiente pode mascarar a percepção do zumbido, sendo uma forma eficaz de tratamento.
Atualmente é comum a preocupação com aparência, com o avanço da tecnologia a Phonak desenvolveu um aparelho de uso prolongado o Lyric, usado 24 hrs por dia, sem tirar para dormir ou tomar banho, sem troca de pilhas ou manutenção e invisível na orelha. Estudos comprovam que a estimulação sonora contínua proporcionada pelo Lyric reduz mais rápido a percepção do zumbido, se adapta ao canal auditivo e usa a anatomia da orelha para oferecer qualidade sonora amplificada e natural, desta forma o uso do Lyric pode apresentar uma redução ou alívio imediato no zumbido na primeira adaptação do aparelho.

Se quiser saber um pouco mais sobre os cuidados corretos com seu aparelho auditivos, nos envie uma mensagem via whatsapp ou telefone que iremos lhe auxiliar.
0800 052 9191
(47) 99966 2034

 

Sobre a  Autora:

 

DRA. VANESSA ANDREA GUERREIRO
CRFª: 8537
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí
Especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional – CEFAC